O que saber sobre as taxas de juros do cartão de crédito (2024)

Table of Contents
Como os juros são cobrados Taxas de juros fixas x variáveis Vários APRs diferentes Taxas de juros periódicas Cálculo de taxas periódicas Quando as taxas de juros podem aumentar Como desativar um aumento de taxa Como evitar o pagamento de juros Relacionado Ler o Próximo Gerenciando suas Finanças com a Carteira do Google: Um Guia Completo Obtenha o máximo de seu cartão de crédito do Will Bank Bradesco: Gerenciando sua Conta, Cartão e Pix com Facilidade Entendendo o FGTS: Um Guia Completo para Trabalhadores e Empregadores A Revolução dos Bancos Digitais no Século XXI O que é banco on-line? Aqui está o que você está perdendo Como o PicPay está revolucionando os pagamentos móveis no Brasil A Evolução do PagSeguro: Uma Jornada de Inovação no Mercado de Pagamentos Monobank: Uma nova era bancária no mundo digital Benefícios de bancos locais vs. grandes bancos Gerenciando suas Finanças com a Carteira do Google: Um Guia Completo Obtenha o máximo de seu cartão de crédito do Will Bank Bradesco: Gerenciando sua Conta, Cartão e Pix com Facilidade Entendendo o FGTS: Um Guia Completo para Trabalhadores e Empregadores A Revolução dos Bancos Digitais no Século XXI O que é banco on-line? Aqui está o que você está perdendo Como o PicPay está revolucionando os pagamentos móveis no Brasil A Evolução do PagSeguro: Uma Jornada de Inovação no Mercado de Pagamentos Monobank: Uma nova era bancária no mundo digital Benefícios de bancos locais vs. grandes bancos Artigos relacionados Desvendando o Nubank: A Revolução Bancária Digital Como usar o GCash para Pagamentos Online: Um Guia Completo BRImo: A Revolução Digital do Banco BRI 7 Razões para equilibrar suas contas bancárias todos os meses Deixe um comentário FAQs
O que saber sobre as taxas de juros do cartão de crédito (1)

O que saber sobre as taxas de juros do cartão de crédito (2)Tudo o que você deve saber sobre as taxas de juros do cartão de crédito: Uma das características mais importantes de um cartão de crédito é a taxa de juros.Isso afeta o custo de carregar um saldo no cartão de crédito, um custo que você provavelmente deseja minimizar ou mesmo eliminar.

Aqui está o que você precisa saber e entender sobre as taxas de juros do cartão de crédito para gerenciar melhor seus cartões existentes eescolher os melhores cartões de crédito no futuro.

Como os juros são cobrados

A taxa do cartão de crédito é expressa como uma TAEG ouuma porcentagem anual.Você encontrará uma lista de todas as APRs para um cartão de crédito na divulgação do cartão de crédito.A taxa de juros atualmente aplicada aos seus saldos está no extrato de cobrança, juntamente com cada saldo.

A maioria dos cartões de crédito tem um período de carência durante o qual você pode pagar seu saldo integralmente e evitar o pagamento de juros.Qualquer saldo deixado além do período de carência será cobrado juros na forma de encargo financeiro.

Os encargos financeiros são calculados devárias maneiras, dependendo dos termos do seu cartão de crédito.Alguns emissores de cartão de crédito calculam os encargos financeiros com base no saldo médio diário do cartão de crédito, no saldo no início do ciclo de faturamento ou no final do ciclo de faturamento.Os encargos financeiros podem ou não incluir novas compras feitas no seu cartão de crédito.

Taxas de juros fixas x variáveis

Existem dois tipos básicos de taxas de juros de cartão de crédito – fixos e variáveis.As taxas de juros fixas podem mudar apenas em determinadas circunstâncias, e o emissor do cartão de crédito deve enviar um aviso prévio antes de alterar sua taxa.

As taxas de juros variáveis, por outro lado, estão vinculadas a outra taxa de juros (a taxa básica de juros, por exemplo) e podem mudar sempre que a taxa do índice mudar.

O emissor do seu cartão de crédito não precisa avisar com antecedência se a sua taxa variável mudar, desde que a alteração seja resultado de um aumento na taxa do índice. A maioria das taxas de juros do cartão de crédito é variável.

Vários APRs diferentes

Seu cartão de crédito pode ter APRs diferentes para diferentes tipos de saldos.Por exemplo, seu cartão pode ter uma TAEG de compra, TAEG de adiantamento em dinheiro e TAEG de transferência de saldo.

Cada uma dessas taxas de juros pode ser diferente. Seu cartão também pode ter umaTAEG de penalidade que entra em vigor quando você adota os termos do seu cartão de crédito, por exemplo, efetuando um pagamento atrasado.

Quando você faz um pagamento para um cartão de crédito com saldos diferentes com APRs diferentes, qualquer valor acima do pagamento mínimo deve ir para o saldo com a TAEG mais alta.

Taxas de juros periódicas

Os cartões de crédito também têm umataxa periódica, que é realmente apenas outra maneira de declarar a TAEG regular por um período inferior a um ano.

A taxa periódica de juros mensais, por exemplo, é simplesmente a TAEG dividida pelo número de meses no ano. As taxas periódicas são mais frequentemente baseadas em um ciclo de cobrança menor que um mês.

Nesse caso, a taxa periódica é calculada como (APR / dias em um ano) vezes os dias em um ciclo de cobrança. A taxa diária é outra taxa periódica calculada dividindo a TAEG pelo número de dias no ano (365 ou 366 em um ano bissexto).

Cálculo de taxas periódicas

Aqui estão alguns exemplos de diferentes taxas periódicas para um cartão com uma TAEG de 20%:

  • Taxa periódica mensal: 20% / 12 = $ 1,67%
  • Taxa periódica diária: 20% / 365 = 0,055%
  • Taxa periódica para um ciclo de faturamento mais curto, por exemplo, 22 dias: 0,055% (taxa diária) * 22 dias = 1,21%

A taxa periódica é útil para entender como as cobranças financeiras são calculadas, mas, finalmente, a TAEG padrão é a melhor maneira de comparar diferentes taxas de cartões.

Quando as taxas de juros podem aumentar

O emissor do seu cartão de crédito podeaumentar suataxa dejuros apenas em determinados horários:

  • Quando você adota os termos do seu cartão de crédito (seu pagamento está atrasado em mais de 60 dias)
  • A taxa do índice aumenta
  • Uma taxa promocional expira
  • Quando são feitas alterações no plano de gerenciamento da dívida

Como desativar um aumento de taxa

Na maioria dos casos, quando você recebe um aviso de aumento da taxa de juros, tem o direito de optar por não receber os novos juros e continuar pagando o saldo do cartão de crédito existente à taxa antiga.

O emissor do seu cartão de crédito pode decidir cancelar seu cartão de crédito se você optar por não participar, mas você não precisará pagar a taxa de juros mais alta.

Para optar por não participar, basta enviar uma carta de cancelamento ao emissor do cartão de crédito dentro do prazo de aviso prévio de 45 dias.

Como evitar o pagamento de juros

Na maioria dos saldos de cartão de crédito, você podeevitar juros pagando o saldo total listado no extrato do cartão de crédito todos os meses antes da data de vencimento.

Em certos saldos, como adiantamentos em dinheiro e transferências de saldo, não é tão fácil evitar o pagamento de juros porque esses saldos não têm um período de carência. Nesse caso, sua melhor opção é minimizar as cobranças de juros pagando seu saldo rapidamente.

Quanto mais você entender a taxa de juros do seu cartão de crédito, melhor poderá usar o seu cartão e tirar proveito dos juros a longo prazo.

Classifique este post

[Total: 1 Average: 5]

Relacionado

Ler o Próximo

    Bancário

    Gerenciando suas Finanças com a Carteira do Google: Um Guia Completo

    Bancário

    Obtenha o máximo de seu cartão de crédito do Will Bank

    Bancário

    Bradesco: Gerenciando sua Conta, Cartão e Pix com Facilidade

    Bancário

    Entendendo o FGTS: Um Guia Completo para Trabalhadores e Empregadores

    Bancário

    A Revolução dos Bancos Digitais no Século XXI

    Bancário

    O que é banco on-line? Aqui está o que você está perdendo

    Bancário

    Como o PicPay está revolucionando os pagamentos móveis no Brasil

    Bancário

    A Evolução do PagSeguro: Uma Jornada de Inovação no Mercado de Pagamentos

    Bancário

    Monobank: Uma nova era bancária no mundo digital

    Bancário

    Benefícios de bancos locais vs. grandes bancos

      Gerenciando suas Finanças com a Carteira do Google: Um Guia Completo

      Obtenha o máximo de seu cartão de crédito do Will Bank

      Bradesco: Gerenciando sua Conta, Cartão e Pix com Facilidade

      Entendendo o FGTS: Um Guia Completo para Trabalhadores e Empregadores

      A Revolução dos Bancos Digitais no Século XXI

      O que é banco on-line? Aqui está o que você está perdendo

      Como o PicPay está revolucionando os pagamentos móveis no Brasil

      A Evolução do PagSeguro: Uma Jornada de Inovação no Mercado de Pagamentos

      Monobank: Uma nova era bancária no mundo digital

      Benefícios de bancos locais vs. grandes bancos

      Artigos relacionados

      Desvendando o Nubank: A Revolução Bancária Digital

      Como usar o GCash para Pagamentos Online: Um Guia Completo

      BRImo: A Revolução Digital do Banco BRI

      7 Razões para equilibrar suas contas bancárias todos os meses

      Deixe um comentário

      O que saber sobre as taxas de juros do cartão de crédito (2024)

      FAQs

      Como funciona a taxa de juros de um cartão de crédito? ›

      Como funcionam os juros cartão de crédito? Na prática, os juros do cartão de crédito funcionam de uma forma muito simples: é aplicado um percentual sobre o valor emprestado. Ou seja, a administradora do cartão multiplicará o montante que você deve por uma taxa de juros diária, adicionando esse valor ao que você deve.

      Quais são as principais taxas do cartão de crédito? ›

      Seu valor costuma ser próximo de 4% (para o crédito) e 2% (para o débito). Já a taxa de parcelamento incide sobre o pagamento parcelado, também tendo um valor próximo de 4%. Algumas operadoras praticam a taxa fixa (mesma porcentagem independente da quantidade de parcelas) ou taxa progressiva.

      Sou obrigada a pagar juros de cartão de crédito? ›

      Portanto, é totalmente legal repassar ao consumidor as taxas cobradas pelas operadoras dos cartões. Mas, o estabelecimento deve avisar previamente ao consumidor sobre a cobrança de taxas, juros do parcelamento e descontos oferecidos em razão da modalidade de pagamento escolhida.

      Como reduzir os juros do cartão de crédito? ›

      Como se livrar dos juros do cartão de crédito: confira as 7 dicas!
      1. Não faça o pagamento da parcela mínima do cartão. ...
      2. Fique atento com o valor das próximas faturas. ...
      3. Tenha apenas um cartão de crédito. ...
      4. Tente ao máximo não parcelar as compras. ...
      5. Tenha autocontrole e só compre aquilo que precisa. ...
      6. Cancele seu cartão, se necessário.
      Apr 5, 2024

      Como funciona a nova lei do juros do cartão de crédito? ›

      Com a nova regra, o encargo foi limitado a 100% ao ano, impossibilitando que a dívida no rotativo duplique. A medida beneficia especialmente consumidores que quitam somente parte da fatura mensal, submetidos anteriormente a juros que ultrapassavam o dobro do valor devido.

      Como se livrar dos juros do cartão de crédito? ›

      Muitas vezes, os juros do cartão de crédito são abusivos, logo, você pode questionar esses juros. Primeiramente, você deve verificar se os juros cobrados realmente são abusivos. Para isso, você pode entrar no site do Banco Central do Brasil (Bacen) e conferir a lista de juros do cartão de crédito.

      Porque os juros do cartão de crédito são tão altos? ›

      Um dos principais motivos é que se trata da linha com a maior inadimplência, por volta de 50%. Ou seja, quase metade de quem entra no rotativo acaba não conseguindo pagar a conta. Se muita gente não paga, o banco tem de cobrar um juro alto daqueles que pagam para compensar a operação na linha.

      Qual o cartão de crédito com a menor taxa de juros? ›

      Modalidade: Cartão de crédito - rotativo total - Pré-fixado
      Taxas Juros
      PosiçãoInstituição Financeira% a.a.
      1,00BCO ANDBANK S.A.20,83
      2,00BCO STELLANTIS S.A.39,63
      3,00BANCO GENIAL65,55
      27 more rows

      Como usar o cartão de crédito sem que sejam cobrados juros? ›

      O primeiro grande conselho para quem quer usar o cartão de crédito de forma consciente é não pensar no limite do cartão como uma extensão do próprio salário. Lembre-se que no final do mês você deve conseguir pagar o valor integral da fatura para não lidar com juros exorbitantes.

      Como saber se a taxa de juros é abusiva? ›

      Pode-se dizer que juros abusivos estão sendo aplicados no seu contrato quando o juro é muito maior do que o necessário para cobrir o risco do empréstimo, quando a cobrança está acima da média prevista pelo Banco Central ou infringe o Código de Defesa do Consumidor.

      Como não pagar juros abusivos de cartão de crédito? ›

      É possível limitar o cartão para evitar juros altos

      Por isso, se o valor disponível for superior ao que você pode pagar, para evitar cair em uma bola de neve, entre em contato com o banco e peça a redução do limite. Segundo os especialistas, o ideal é limitar os gastos com cartão de crédito a 30% da sua renda mensal.

      Qual o valor máximo que pode ser cobrado de juros? ›

      As instituições financeiras são regidas pela Lei 4.595/64, não lhes sendo aplicável, portanto, a limitação de juros de 12% (doze por cento) ao ano, prevista na Lei de Usura, conforme orientação do Supremo Tribunal Federal constante do verbete sumular de número 596.

      Qual o juro máximo permitido por lei no cartão de crédito? ›

      Já está valendo o limite de 100% dos juros rotativos do cartão de crédito.

      Qual a melhor forma de pagar o cartão de crédito atrasado? ›

      Em algumas situações, recorrer a um empréstimo é a melhor solução para quitar dívidas do cartão de crédito. Se no momento da negociação da dívida surgir a oportunidade de um desconto no pagamento à vista, por exemplo, contratar outra linha de crédito com juros menores é uma opção interessante.

      O que fazer se não tenho dinheiro para pagar o cartão de crédito? ›

      O que fazer quando não tenho dinheiro para pagar o cartão de crédito? Tente negociar com a empresa de cartão de crédito para obter um desconto. Se isso não for possível, considere um empréstimo para pagar a dívida, como o saque-aniversário ou um empréstimo consignado.

      Quanto é o juros do cartão de crédito por dia de atraso? ›

      Qual a multa por atraso do pagamento do cartão de crédito? A multa por atraso no pagamento do cartão de crédito é fixada em 2% ao mês, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ela incide quando não há quitação da fatura na data de vencimento nem renegociação do valor.

      Como funciona a nova regra do cartão de crédito? ›

      A principal novidade é o teto para os juros do rotativo do cartão de crédito, que agora não poderão superar 100% da dívida original. Para efeito de comparação, de acordo com o Banco Central, os juros do crédito rotativo estavam em 431,60% em novembro de 2023.

      Como calcular a taxa de juros da máquina de cartão? ›

      Agora para calcular a taxa de juros, divida o valor total dos juros (R$200,00) pela quantidade de parcelas e, em seguida, divida novamente pelo valor original da compra. Neste caso, utilizando o mesmo exemplo, a conta fica assim: (R$200 ÷ 12) ÷ R$1000 = 0,0167, ou seja, a taxa de juros mensal é de 1,67%.

      Como calcular o juros de uma fatura? ›

      Nesse cenário, o cálculo acontece da seguinte maneira:
      1. Boleto no valor de R$ 500,00.
      2. Taxa de juros de 1% ao mês.
      3. 1% a cada 30 dias: 1÷ 30= 0,033% ao dia.
      4. 10 dias de atraso X 0,033% = 0,33%
      5. 0,33% X R$ 500 = R$ 1,65.
      Feb 11, 2022

      Top Articles
      Latest Posts
      Article information

      Author: Patricia Veum II

      Last Updated:

      Views: 5826

      Rating: 4.3 / 5 (64 voted)

      Reviews: 95% of readers found this page helpful

      Author information

      Name: Patricia Veum II

      Birthday: 1994-12-16

      Address: 2064 Little Summit, Goldieton, MS 97651-0862

      Phone: +6873952696715

      Job: Principal Officer

      Hobby: Rafting, Cabaret, Candle making, Jigsaw puzzles, Inline skating, Magic, Graffiti

      Introduction: My name is Patricia Veum II, I am a vast, combative, smiling, famous, inexpensive, zealous, sparkling person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.